O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Os deputados eleitos pelo Norte devem revoltar-se contra o despesismo

O aumento de impostos decretado pelo Governo na passada semana é fruto de quase duas décadas de despesismo incontrolado. Centenas de milhões de euros são desbaratados todos os anos em dezenas de empresas públicas, institutos, agências, comissões e outras entidades, algumas delas quase secretas, e todas sediadas na capital.


É no Norte, a região mais pobre de Portugal, que o aumento de impostos mais vai doer. É muito diferente ter um aumento de 1% no IRS e 1% no IVA quando o rendimento médio é mais alto, do que no Norte onde os rendimentos são os mais baixos de Portugal, especialmente no interior e em muitos concelhos com elevadas taxas de desemprego, muito acima da média nacional.

E para onde vão estes aumentos de impostos? Ficamos ontem a saber que 270 milhões (!) vão ser desperdiçados numa linha de caminho de ferro temporária entre Évora e Caia (jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1573032) . Ao mesmo tempo o Governo cancela a nova linha ferroviária de passageiros e mercadorias entre o Porto e a Galiza que permitiria fazer crescer ainda mais o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e aumentar a competitividade das empresas exportadoras do Norte.

O Norte deve apelar para que os deputados de todos os partidos eleitos nesta região se revoltem e digam que é tempo de haver justiça em Portugal !

Norte Sim , já !

1 comentário:

  1. O nosso brilhante Ministro da Obras Públicas disse quarta-feira que se não se fizessemos a ligação Posseirão- Caia dentro dos prazos, teriamos de indemnizar o Estado Espanhol em alguns milhões de euros por incumprimento contratual.
    Esqueceu-se porém de um pormenor importante. È que o grande lider e maior amigo do seu primeiro- ministro resolveu na quinta feira parar todas as obras e contratos do TGV do lado espanhol até 2013.
    É razão para perguntar : porque não lhes pedir agora uma indemnizaçãozinha para abater à divida?
    São mesmo uns grandes palermas...

    ResponderEliminar