O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O DESVARIO D0 CENTRALISMO!

O DESVARIO D0 CENTRALISMO!

Triste NORTE. Para que caminho te empurram?
Será que este País está “sem norte”?

Isto já não há ponta por onde se pegue. Não há dia em que a região Norte não seja maltratada, assim com quem trata aquele cão vadio que encontramos numa qualquer rua, perto de nós.

Está dito e escrito. Primeiro o Sr. Secretário de Estado e depois o Sr. Ministro A. Mendonça veio assinar por baixo. A TTT (Terceira Travessia do Tejo) é mesmo para avançar. O governo diz que vai anular o concurso que está em trânsito e lançar um novo lá para o 2º semestre do ano.

Mas então, se o País está “teso”, como vamos pagar a obra? Simples. Então as linhas do TGV Porto/Lisboa e Porto/Vigo não foram adiadas sine die? Logo, para não perdermos os respectivos fundos comunitários, desviamos esses fundos para essa obra em Lisboa.

Agora eu pergunto? Quem adiou as ditas obras do TGV a Norte, não foi este mesmo governo? E porque não aplicam esses fundos na mesma região, por ex. na expansão da rede do Metro do Porto? Logo agora que querem (e vão fazê-lo) voltar a adiar a abertura do concurso, destinado a continuar a expansão deste projecto importante para Área Metropolitana do Porto e para o Norte. Como dizia Scolari “e o burro sou eu, né!”.

Está visto, Portugal está “sem norte”. Mas eu diria ainda mais, este governo não quer “ter norte”. E certamente que não é com a região Norte que o Primeiro-Ministro Sócrates quer dançar o tango, até porque está, como sempre esteve, de costas voltadas para esta região.

É por estas e muitas outras que vejo com bons olhos, neste enquadramento político, que haja limites impostos ao endividamento dos Países e, claro está, que o nosso (e outros) Orçamentos de Estado sejam previamente submetidos ao “crivo” da Europa, antes da aprovação no parlamento dos respectivos Países.

Tenho para mim, que desta crise vai resultar mais um passo no reforço do poder da União Europeia sobre os respectivos Países, ou seja, caminhamos para o inevitável: ou os Estados Unidos da Europa ou a derrocada da União Europeia.

Pessoalmente, prefiro um Estado Federal Europeu e, se calhar, vale a pena que assim seja!

Talvez Bruxelas olhe para esta Região de forma mais interessada, de que Lisboa o vem fazendo de há muitos anos a esta parte.

Movimento Norte Sim

1 comentário:

  1. Partilho da sua revolta em relação ao que este Governo vem fazendo contra o Norte, mas não o posso acompanhar na sua esperança de que Bruxelas nos salve do que quer que seja. A Comissão Europeia tem sido cúmplice do esbulho dos centralistas à região do Norte, pactuando e dando cobertura ao desvio de fundos que deviam ser para o Norte mas que acabam afinal no Vale do Tejo. Cumprimentos

    ResponderEliminar