O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

As ligações ferroviárias ibéricas ao resto da Europa

Um artigo sobre as opções tomadas pelo Governo em temos de linhas ferroviárias e que alerta para erros graves principalmente no que se refere ao transporte de mercadorias.


“Infelizmente, o Governo só pretende prolongar a via de bitola europeia de mercadorias desde Badajoz até ao Poceirão. Esta é uma decisão errada, que vai obrigar a um transbordo desnecessário para transportar contentores vindos da UE de e para os portos de Setúbal e Sines. As mercadorias, em bitola ‘standard’, ficarão limitadas à plataforma logística do Poceirão e os portos portugueses continuarão condicionados à bitola ibérica.

Mais grave ainda, é a construção da ligação Sines a Badajoz, em bitola Ibérica, paralela à nova via Poceirão-Caia. Será um erro histórico que terá um custo de centenas de milhões de Euros por ser um investimento redundante. Esta situação é resultado de uma estratégia errada, que está a ser cometida, de se pretender efectuar o transporte dos passageiros em bitola europeia, e mercadorias em bitola ibérica.”

Sem comentários:

Enviar um comentário