O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Centralismo faz perder competitividade

Bastaram 6 anos para Portugal passar de um honroso 25º lugar na competitividade mundial em 2004 para um medíocre 37º lugar em 2009, o pior de sempre.

Este é mais um péssimo resultado de um modelo centralista de desenvolvimento económico, por falta da regionalização do continente, mas as regiões da Madeira e dos Açores crescem mais que o resto do país.

O desvio de fundos europeus do Norte, os impostos sobre as empresas exportadoras do Norte são aplicados em obras faraónicas, sem rentabilidade económica. O centralismo adia investimentos no Norte, mas acelera-os em Lisboa. O investimento por habitante do PIDACC é fortemente centralizado na região de Lisboa, chegando-se à vergonha de em Bragança ser 23 vezes inferior ao da capital. Todos os distritos do Norte são fortemente prejudicados no PIDACC todos os anos, mas é no interior da região que a situação é mais grave.

O Norte afunda-se e com ele o país perde no seu todo. O centralismo esbanja centenas de milhões de euros todos os anos nas empresas e institutos públicos sediados na capital, mas não corta nestes custos, apenas aumenta os impostos.
Só com a regionalização terá o Norte capacidade para reivindicar o que é seu e assim tornar o país mais competitivo, mais exportador, PARA BENEFICIO DE TODO O PAÍS.

REGIÃO NORTE

A FORÇA DA RESPONSABILIDADE !

Sem comentários:

Enviar um comentário