O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

sábado, 15 de maio de 2010

E agora?

É urgente regionalizar!
Para além do estado geral do País, que está agora à vista de toda a gente (gente séria, entenda-se…) somam-se as enormes desigualdades regionais, resultado do modelo centralista que falhou rotundamente no objectivo de proporcionar um desenvolvimento harmonioso de Portugal.

Essa realidade é aliás bem evidente num estudo onde  o nosso País aparece destacado na lista dos países com maior fosso entre ricos e pobres, nesse ranking vimos em 5º lugar, veja-se aqui:
E não é curioso, sempre que se fala em Regionalização, aparecerem logo vozes de gente preocupada com a continuidade de Portugal como uma "nação unida", com os divisionismos, os bairrismos, etc., em suma, uma "ameaça " chamada regionalização que iria “dividir” a Pátria e, certamente, colocar em causa a suposta coesão do País.

Mas porque nunca se preocupam essas vozes com as diferenças abismais entre Lx e outras regiões? Como é que pessoas tão preocupadas com a unidade nacional convivem bem com uma região do país ter 120% do PIB pc da UE e, para utilizar o argumento invocado, num país de tão pequena dimensão regiões como o Tâmega (Baião, Amarante) ou o Ave, ou concelhos do Douro não chegarem a 50%?

Hoje é evidente que este modelo está esgotado, já não é possível aumentar mais os impostos -  o combustível desta "máquina centralista" - sob pena de liquidar as nossas hipóteses futuras. O peso do Estado é cada vez mais um obstáculo à competitividade das nossas empresas no contexto internacional e na última semana foi dado mais um passo em direcção ao abismo...  
A única solução é voltar a fazer o que esta Região sempre fez ao longo da sua história, ou seja, voltar a produzir riqueza.
Mas para o fazer temos de tomar o assunto "nas nossas mãos", isto é passar a ter um papel activo - decisivo - na definição do que é prioritário, na mobilização dos meios e onde deve o investimento ser realizado.
(essas prioridades não serão, com certeza, coincidentes com as prioridades do Governo Central que permanecem sendo: o novo aeroporto, o TGV Lisboa - Madrid e a 3ª travessia sobre o Tejo).

Norte Sim, Já!

2 comentários:

  1. Sou trasmontana e nao quero que o Porto se torne numa nova lisboa para os trasmontanos. Sou a favor da regionalizacao, mas também da separacao entre norte litoral e norte interior. Muitos pensam como eu. Infelizmente nao teremos a forca necessária esta ideia ir avante. Como tal, se o referendo á regionalizacao colocar o norte como uma regiao, votarei contra.

    ResponderEliminar
  2. Cara Mary, já está demonstrado que o centralismo que vigora empobreceu e de que maneira trás-os-montes. Uma região Norte descentralizada e solidária é o que defendemos no Movimento Norte Sim ! Se não nos unirmos vamos continuar a ficar cada vez mais pobres.

    ResponderEliminar