O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Antologia do disparate centralista


"Conta o JCD que a Grécia vai reduzir o número dos municípios em 2/3. O objectivo propalado será o de combater a despesa pública em que estão afogados. Ora a Grécia é o único país europeu cuja vertigem centralista se aproxima da que assola Portugal – não por acaso, tratam-se dos dois países que fazem do Mau Governo a sua mais acarinhada tradição.

Não conheço de perto as contas gregas, mas, suspeito, que, tal como as nossas, a fatia incomparavelmente maior da despesa pública esteja a cargo do Estado Central e não dos municípios. Só que o centralismo militante gera umas palas intransponíveis para quem com elas se gosta de enfeitar – quando se trata de poupar, o melhor é fazê-lo através dos municípios e deixar o Estado Central mais ou menos na mesma.

Aliás, como se pode perceber da série inenarrável de comentários que por ali foram expelidos, o exemplo grego deve ser uma vez mais imitado: o Estado português desbarata 88% do dinheiro público – logo, para sermos poupadinhos, temos de diminuir nos outros 12%, e pronto!

Assim, os portugueses e os gregos continuarão felizes: mantendo-se como os dois lugares mais obsessivamente centralizados da Europa e do Mundo, e, também, os dois países que nunca conseguem sair da cepa torta (será coincidência?)…"
 
Não há coincidências... 

Sem comentários:

Enviar um comentário