O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

domingo, 11 de abril de 2010

PORTUGAL, hoje!

OCDE, 2007: Portugal é o 2º país mais centralizado.

Em 1995, em Portugal, a riqueza por habitante era de 75% da média da U.E. Em 2006, após milhares de milhões de euros “investidos” era de 76% (!). Enquanto que, em países que entraram ao mesmo tempo para a comunidade europeia, a riqueza criada disparou de 84,2% para 94,1% na Grécia e de 91,7 para 104,1% na Espanha.
 
Portugal é hoje um país em crise estrutural e endémica. Entre 2000-2009, cresceu em média menos de 0,5% ao ano (a média da OCDE foi de 2%). A divida pública cresceu de 55% para 70% e o desemprego é hoje superior a 10%.

Esta é a realidade de um país cada vez mais centralizado, onde o poder central não apresenta soluções, constitui grave problema!

Sem comentários:

Enviar um comentário