O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Em plano inclinado

Em complemento do post anterior "Portugal, hoje!", merece uma leitura este post:

"O definhamento do Porto"

"
...
Há pouco tempo, fui confrontado com os números implacáveis (e quão implacáveis são) do desenvolvimento do nosso país nos últimos 20 anos, numa radiografia feita retalhando o nosso país nas suas 30 NUTS (Nomenclatura de Unidades Territoriais). Aqui vai uma súmula de alguns indicadores relevantes, comparando a NUT Grande Porto com a Grande Lisboa.

Indicador: Grande Porto - Grande Lisboa
---------------1989----Hoje-----1989---Hoje
PIB (%)--------14,56---12,03----5,52---31,09

PIB per capita(Portugal=100)
124,24---99,68---87,07--163,04


(Fonte:INE)"


Os números são implacáveis em função da óbvia discrepância, mas note-se que, entre as diversas zonas que constituem a Região Norte, o Porto é com certeza a menos prejudicada...

É assim...

1 comentário:

  1. Obrigado pela visita ao blog e à sua menção. De facto, o Porto é a menos prejudicada mas segundo me lembro dos números tinha sido a região que mais tinha perdido valor. No entanto, o alerta é para toda a região! Basta ver a noticia de hoje do JN. Saudações nortenhas!

    ResponderEliminar