O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

sábado, 17 de abril de 2010

Muros invisíveis


Fui ontem ver o documentário “Pare, escute, olhe”. Já sabia que Trás-os-Montes estava votado ao abandono, mas ontem, pela força das imagens, fiquei a perceber que aquela região só não é um cenário de catástrofe humanitária graças à resistência, abnegação e espírito de sacrifício dos seus habitantes.

Aquele conjunto de portugueses, com os mesmos direitos que qualquer cidadão deste país, foi roubado, espoliado, pilhado. Dos milhares de milhões de € que entraram no país, apenas umas migalhas foram aí empregues e mesmo essas foram-no em projectos, como as barragens, que exploram os seus recursos naturais em benefício dos consumidores de electricidade de todo o país, especialmente, os que residem no
litoral.

Ocorre-me, por contraposição, o processo de unificação entre as Repúblicas Federal e Democrática da Alemanha. Lá, onde palavras como “coesão”, “solidariedade”, “convergência”, significam mesmo algo, depois dos milhares de milhões de € investidos com o objectivo de aproximar o nível de vida das populações que vivem na vasta área geográfica que constituía a ex-RDA, continua a ser uma prioridade essa convergência, existindo o reconhecimento que a unificação alemã ainda não é completa.
São assim os "frios" alemães e nós os "solidários e amigáveis"
portugueses... Será necessário construir um muro algures em Vila Real,
para que posteriormente possa ser demolido?"

Norte Sim, Já!

Sem comentários:

Enviar um comentário