O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Norte! Tem que ser pobre?

Com esta realidade:

A Região Norte é a região mais populosa, com 35% do total, e a mais jovem do país, com 38% dos jovens..

Assiste a uma crescente taxa de urbanização e de densidade populacional, com centralidades na A.M.Porto, Braga e Guimarães (a Norte da AMP), Vila Real, Chaves e Bragança (no interior), e Aveiro (a Sul, integrando já a Região Centro).

A população, num raio de 30 minutos da AMP é de 1.379.923 habitantes, a 60m de 2.900.487 hab., a 90m de 3.823.865 hab. e a 120m de 5.459.387 hab., constituindo o maior continuo populacional no país.

É a segunda região no que respeita ao PIB nacional. Detém um importante Porto de Mar (Leixões) e um importante Aeroporto (Francisco Sá Carneiro).

Possui uma forte rede de Universidades, Centros Tecnológicos e outras instituições de carácter técnico ou tecnológico (U.Porto, UCP-Porto, IPPorto, ISVouga, IPVC, IPCA, U.Minho, UTAD, IPBragança, e U.Aveiro; INESC, INEGI ou Centro de Investigação 3B’s da U. Minho, etc).

Em 2003, a região concentrava 25% dos investigadores em I&D em Portugal, e cerca de um terço das unidades de I&D.

É a região mais exportadora do País, com cerca de 40% do valor das exportações nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário