O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Norte Sim! Movimento para a Região Norte


MOVIMENTO NORTE SIM arranca formalmente em 22 de Abril

Criação da Região Norte é URGENTE!


Um grupo de cidadãos do Norte tem em curso a constituição do Movimento Norte Sim, um movimento regionalista, de cariz político mas não partidário, que mobilize a região e os seus cidadãos para a necessidade de criação urgente da Região Norte.
O Movimento Norte Sim defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa como está consagrada na constituição.
Acreditamos que este é o melhor modelo politico para o desenvolvimento da Região.
Para uma discussão produtiva, o Movimento Norte Sim apela a que os cidadãos do Norte usem como base de partida a lei quadro das regiões aprovada por unanimidade por todos os partidos políticos em 1991, a Lei 56/91.

O Movimento Norte Sim considera assim, que o Norte não pode esperar mais para poder decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder responsável e democrático que ultrapasse a actual impotência face ao crescente empobrecimento com que esta região se tem deparado nos últimos anos. O Movimento Norte Sim pretende ser uma entidade que defende também causas concretas e estruturais para o desenvolvimento da Região Norte, como sejam:
- a gestão autónoma do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, importantíssima infra-estrutura que deve estar ao serviço da região e não subordinada aos interesses da construção do novo aeroporto de Lisboa;
- o investimento na rede ferroviária actual, orientada para o transporte de passageiros e de mercadorias, que ligue o Norte à Galiza e a Castilla-Leon, com tecnologias de velocidade rápida, sem megalomanias, para que toda a Região Norte possa beneficiar de um meio de transporte estratégico;
- o não pagamento de portagens nas SCUTS nesta região, enquanto o Norte tenha um rendimento per capita inferior à média nacional, de forma a que sendo a região mais pobre do país e com uma tendência crescente de empobrecimento, possa recuperar algum deste retrocesso.
- a compensação às populações afectadas pelas barragens com aproveitamento hidroeléctrico, pelos prejuízos e impactos que as barragens trazem, com valores monetários adequados à riqueza trazem para os seus promotores;
- a criação de um Banco/Caixa Regional de capitais públicos, que aplique poupanças de Nortenhos, suas empresas e instituições, em financiamentos de projectos produtivos na região. Em paralelo deverá ser constituído um Fundo de Capital de Risco, gerido na região, aplicado em projectos economicamente vantajosos para o Norte;
- acabar com o desvio de fundos comunitários do Norte para a capital e com a descriminação que o Norte tem sido votado no PIDDAC, e exigir que os dinheiros públicos sejam aplicados de uma forma exigente e transparente, acabando com desperdícios, e que sejam orientados para a ajuda à criação efectiva de riqueza na região.

O Movimento Norte Sim vai realizar um jantar debate no dia 22 de Abril em Paredes (no Paredes Hotel) pelas 21h15m, onde fará a sua apresentação pública e onde promoverá a discussão dos temas aqui descritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário