O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

NORTE, hoje!

Índice do PIB "per capita" do Norte é o mais baixo de Portugal,
80% média nacional, atrás da Região do Centro, 85% e da Região Autónoma dos Açores, 89%.

A Guiana francesa e Dytiki Ellada, na Grécia, são as únicas regiões dos 15 países da U.E. com índice de pobreza superior ao do Norte. E vários países que aderiram recentemente à união europeia já têm todo o território mais rico que o Norte, como é o caso da Estónia, Eslovénia, Malta e Chipre.

As NUTS III da região aproximam-se do Grande Porto, apenas e só, porque esta sub-região passou de 115% da média nacional para 100% em 2007, ou seja o nivelamento sub-regional acontece pelo empobrecimento relativo do Grande Porto e não pelo aumento da riqueza nas outras sub-regiões.

Mesmo a Cidade do Porto, que em 2000 tinha o maior poder de compra do país, com 238% da média nacional, caiu em 2005 para 164%, sendo actualmente inferior a Lisboa e Oeiras.

Se isto não é uma desgraça, é o quê!?

2 comentários:

  1. uma desgraça é, por exemplo, o que sucedeu na Madeira,ou seja, um acontecimento fortuito, imprevisto.
    Se atendermos ao facto de que o Norte continua a ser a principal região exportadora, pergunta-se, para onde irá o fruto dessa riqueza criada?

    Suspeito que a resposta nada terá a haver com acaso ou qualquer fenómeno da natureza...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A esse fenómeno natural em Portugal eu chamo-lhe "Ralo do país", que é Lisboa, e por gravidade tudo se precipita para lá!

    ResponderEliminar