O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

quarta-feira, 24 de março de 2010

“STUPID PEOPLE”

Carlos Lage que se cuide…!
Finalmente o Presidente da CCDR-Norte começa a querer falar e a dizer o que lhe vai na alma. Que se cuide, é o conselho que lhe envio. Os senhores do Terreiro do Paço não aceitam estas verdades e Carlos Lage arrisca-se a ir para a fila do “fundo de desemprego”.
Vejamos ao ponto que chega a leviandade deste governo dito socialista. Criaram em Lisboa um fundo para gerir os investimentos do QREN, na área da inovação, que designaram por Finova. Um mês depois transferiram a sede do fundo para o Porto, mas foi mesmo só a sede social, porque a estrutura ficou em Lisboa. Com este passe de magia, o governo gasta o dinheiro onde muito bem entende (por ex. em Lisboa) e depois as contas ditarão a saída do dinheiro a Norte. É ou não, esperteza? Carlos Lage tem razão ao falar contra isto, só que ele não foi eleito pelo povo desta região, foi nomeado, logo…! Regionalização, já.

A crença da Comissão Europeia…!
A comissão europeia pediu ao governo deste País o envio de relatório periódicos a justificar os denominados efeitos”spill over” ou efeitos difusores. Estes “spill over efects” é a tal cláusula de excepção que Sócrates negociou com a comissão europeia e que lhe permite sacar (é este mesmo o termo correcto) o dinheiro às regiões mais pobres e investi-lo nas mais ricas. Esses ditos relatórios (relatórios da tanga, digo eu) vão dizer certamente à Comissão que a TTT, ou o NAL ou o TGV de Lisboa (porque as linhas do Porto já foram ao ar) são importantes e trarão riqueza a Bragança, a Chaves ou a Miranda do Douro. Está-se mesmo a ver que de facto assim é. Os cidadãos destas cidades andam pelas ruas a brandir a sua alegria, face a este inesperado report de riqueza para as suas regiões.
Do governo português, estas habilidades eram esperadas, agora da comissão europeia não, a não ser que as comissárias e comissários europeus tenham umas “asinhas”. Se calhar…! Regionalização, já.

Para diSCUTir … as scut`s a Norte…!
Para o famoso PEC, o importante não é retirar as mordomias ou congelar os salários aos gestores públicos. Como sabemos, gente que ganha mal, 5 ou 6 mil contos/mês. Não é, durante os anos que vigorar este PEC, não haver bónus (milionários) para ninguém. O importante para o primeiro-ministro é portajar as SCUT`s: a do grande porto, a norte litoral e a da costa de prata. Estão a ver aqui algum ponto de convergência? Eu estou: O NORTE. Lamento que não queiram portajar nenhuma “SCUT Lisboa de Ouro”.
Suspendem os TGV`s com ligações a Norte e portajam SCUT`S a Norte. Desgraçada região…! Regionalização, já.

Estas são as novas formas de “terrorismo”. Não é a Al Qaeda que anda por aí com cintos de explosivos à cintura. É mesmo “terrorismo” evoluído, económico-financeiro. Muito marketizado.
Os agentes desta nova forma de dominar outrém, têm como lema: quanto mais pobres as outras regiões forem, mais dependentes são e mais precisam de nós.
As assimetrias regionais que se vêm acentuando, em desfavor do Norte, devem-se e a eles devemos agradecer, aos governos da república dos últimos 15 anos. Muito obrigado.

Movimento NORTE SIM

Sem comentários:

Enviar um comentário