O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

terça-feira, 9 de março de 2010

A regionalização e o poder

(via Jornal i)
"
Giuseppe De Rita defende que a regionalização favorece a emergência de dirigentes políticos locais em conflito com dirigentes nacionais.
É verdade, mas é apenas um sinal de que o sistema político-estatal é rígido e está envelhecido. Assim, podemos contar com alterações consideráveis daqui a uns anos.

Mas as grandes mudanças nunca surgem com acordos, reformas, ou decisões racionais; são provocadas por movimentos colectivos que amadurecem de maneira invisível e explodem inesperadamente. Apenas esses movimentos podem gerar novas formações políticas, apenas eles provocam a emergência de novos dirigentes carismáticos. A ciência política oficial torce o nariz a estas minhas afirmações, por ser elaborada por estudiosos demasiado racionais para reconhecer que a história é moldada por conturbações emotivas.

Mas os factos não deixam margem para dúvida.

...
"

2 comentários:

  1. Norte sim? Resta saber definir convenientemente o que se entende por esse Norte.
    A palavra Norte é abrangente demais, tendendo a criar uma ideia de um todo que nunca coabitou como tal.
    Há que saber distinguir:
    O Minho; o Douro Litoral; Trás-os-Montes e Alto Douro, são regiões distintas, devendo manter-se com as suas especificidades sócio-culturais diferentes, caso contrário poderão criar-se conflitos intra-regionais.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo,

    O seu comentário é de todo pertinente.
    Terão de ser os nortenhos, em conjunto, a lidar com as diferenças e especificidades que mencionou. E resistir...não faltará quem pretenda "dividir para reinar".

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar