O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um dia o Norte revolta-se!

PRESS RELEASE - 23 de Junho de 2010

O ser humano tem grande capacidade de sofrimento! Por vezes, parece “habituado” a viver com pouco e até a “aceitar” a injustiça a que o sujeitam. Mas não! Diz-nos a história, e diz-nos o conhecimento do Norte e das suas gentes, que esse adormecimento é ilusório e que um dia a revolta surge, por vezes quando menos se espera e despoletada por algo que não a justifica.

O centralismo que nos governa, amordaça e continuamente prejudica o Norte e as suas gentes, está a brincar com o fogo. È inédita a sequência de acontecimentos que prejudicam a região, como é inédita a sequência de afirmações que cada vez mais pessoas vêem fazendo, muitas delas com responsabilidade institucional e elevado sentido de responsabilidade.
Carlos Lage, Presidente da CCDR-N, “alerta Governo para "decepção" a norte que pode desembocar em "movimentos anárquicos". Rui Rio, Presidente da Junta Metropolitana do Porto, disse que as pessoas do Norte estão “à beira de se poderem revoltar”. O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, assumiu que se deveria olhar com "redobrada atenção" para esta advertência. Rui Moreira, Presidente da Associação Comercial do Porto, avisa que o "sentimento de revolta no Norte" vai "acabar mal de certeza absoluta". Parte desta revolta já ontem foi manifestada nas ruas, com o buzinão promovido pelas comissões de utentes contra a introdução de portagens nas SCUT A28, A29, A41 e A42.

O Movimento Regionalista Norte Sim, que defende uma região responsável, teme o caos que esta atitude autista possa provocar. E junta a sua voz neste importante alerta para todos os que, longe da região, parecem desconhecer o impacto destruidor destas politicas centralistas. Não é possível continuar a maltratar gente que nunca na sua história aceitou ser maltratada. O Norte Sim partilha da opinião do Dr. Carlos Lage, de que "há um ruído de fundo, que se pode traduzir em movimentos bruscos e anárquicos, e a regionalização pode ser a forma de responder a esse sentimento, transformando-o em energia positiva"

Região Norte! A Força da Responsabilidade

Mais informações sobre objectivos, ideias e acções do Movimento Norte Sim no blog http://nortesim.blogspot.com, por email: nortesim@gmail.com ou tel. 225 432 051.

5 comentários:

  1. Viva o Norte, carago!!! Não podemos deixar esses camelos roubar-nos tudo!!!

    ResponderEliminar
  2. Será suficiente que este movimento e todos os que partilham este abuso se mantenham unidos e que se recusem a pagar qualquer modelo de portagem ou potenciais multas que surjam deste incumprimento!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Que tal criarem uma pagina no facebook, a rede social com mais Portugueses, é uma ideia!

    ResponderEliminar
  5. É evidente que ontem festejamos uma pequena batalha. Mas a guerra vai ser longa, e difícil o percurso. O Norte, já não consegue aguentar a pressão sistemática e sem regras imanadas de um poder central egocêntrico e inqualificável. Vivemos num país em que há cidadãos de 1ª e de segunda categoria. Os escravos estão e vivem no Norte. O autismo inqualificável do poder central não pode e não deve servir de lema para as gentes do Norte.

    ResponderEliminar