O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A propósito de TGV e "Obras de Fachada"

Não raras vezes, o projecto da linha de alta velocidade dos nossos vizinhos (AVE) é invocado como um "exemplo de sucesso" e, como se de uma relação causa-efeito se tratasse, uma prova  das enormes virtudes que o projecto português (leia-se, linha Lisboa - Madrid) encerra. 

Pois bem, aqui podem ser encontradas algumas das conclusões retiradas por especialistas dos EUA, no âmbito de um relatório para o desenvolvimento de um projecto similar norte-americano.

Fica o essencial:

The US Secretary of Transportation, Ray LaHood, was very impressed when he came to Spain to gather information about a possible high-speed train project in America. Until he saw the bill. His comment: “You guys are rich. We can’t afford anything like this.”

Outras conclusões do estudo:
  • The cost of the AVE project so far comes to about 50 billion euros.
  • The passenger/kilometre ratio is 2.8 (compare 41.5 in France).
  • The yearly maintenance cost is between 28,000 and 33,000 euros/km.
  • When all the projected lines have been built and are operational, the maintenance costs will run to some 120 million euros a year. 
  • According to the International Union of Railways (UIC), an average of 6 million passengers are needed for any line just to cover its maintenance costs: the most successful one so far in Spain (Barcelona-Madrid) carries around 5 million passengers a year, and the Madrid-Seville line just over 3 million.

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