O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Norte Sim no Seminário Internacional “Promover a Coesão, Descentralizar o Estado, Desenvolver as Regiões

NORTE SIM! Movimento Regionalista Norte Sim
Movimento Politico, Não Partidário!
Visa a Criação da Região Norte.

 
Intervenção do Norte Sim no período de debate do Seminário Internacional “Promover a Coesão, Descentralizar o Estado, Desenvolver as Regiões: Que desafios em Portugal e na Europa?”, realizado dia 7 de Julho no Mosteiro de S Bento da Vitoria, Porto, pela CCDR-N e Conselho Regional do Norte (CRN):

 
“O Movimento Regionalista Norte Sim é um movimento de cidadãos, livres e responsáveis, preocupados e com o futuro da Região.
É um movimento politico, não partidário que pretende contribuir para a reflexão dos cidadãos e instituições e tem como objectivo a criação da Região Norte.

 
O Norte Sim dá os parabéns à CCDR-N e ao CRN por esta iniciativa, e em especial por todo o processo que vêem desenvolvendo desde a assinatura da Deliberação da Alfândega*.

 
Muitas vezes se diz que os cidadãos não se envolvem e não participam na definição do seu futuro colectivo. O Norte Sim é a prova que tal não é verdade. Quando as causas são justas, os cidadãos participam. Em pouco mais de 2 meses, desde que publicamente anunciado, o Norte Sim recebeu o contributo de mais de 3.000 cidadãos. A questão não é a participação, e mais a dificuldade destes terem voz pública, espaço nos media e no debate institucional.

 
O Norte Sim coloca a seguintes questões, à CCDR-N, ao CRN e a todas as instituições do Norte:
  • Como é que vêem o aparecimento do Norte Sim, um movimento de cidadãos, politico mas não partidário?
  • Estão disponíveis para proporcionar ao Norte Sim um papel activo no âmbito das futuras iniciativas que vão promover sobre a Regionalização?”

* nota: Deliberação da Alfândega: O Conselho da Região, órgão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional que reúne todos os 86 presidentes de câmara da Região do Norte, e perto de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas da região, aprovou uma declaração unânime, a reclamar um compromisso firme dos principais actores políticos nacionais, bem como a explicitação das acções necessárias e um compromisso político firme desse desiderato constitucional, a Regionalização. Esta declaração unânime, unindo os presidentes de todos os municípios, tem um significado histórico e uma extraordinária dimensão política. Tantas vezes desavindos no passado, os municípios unem-se agora numa só voz a favor da Regionalização.

Sem comentários:

Enviar um comentário