O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cortes na despesa: Frota automóvel, como poupar 100 Milhões em 2011.

Cruzando várias fontes, foi possível apurar que o parque de veículos do Estado é composto por cerca de 28.600 veículos. No OE 2011 anuncia-se a intenção de cortar 20% na frota automóvel através da adopção do seguinte princípio: por cada nova aquisição proceder ao abate de 3 viaturas.
Mas porque não começar já?! Execução da medida:
NOTA: Destes 28.600, alguns milhares estarão afectos a funções operacionais nas áreas da segurança e saúde. Embora alguma racionalização na sua gestão poderá com certeza ser possível, não pretendemos debruçar-nos aqui sobre essa parcela. Por outro lado, note-se que nos mesmos 28.600 não se encontram incluídas as viaturas ao serviço da Administração Local ou do sector empresarial do Estado, pelo que, para esta estimativa se tomou um valor próximo de 30.000 veículos.

Colocavam já 10% da frota em leilão (cerca de 3.000 viaturas), como é público muitas destas viaturas são “topo de gama”, não sendo raros os carros ao serviço do estado cujo valor de aquisição atinge os 70, 100 ou 140 Mil Euros!


Mas tomemos um valor de 20.000 / viatura. A sua alienação representaria uma receita extraordinária de 60 Milhões de Euros. Por outro lado, recorde-se que cada uma destas viaturas representa um custo mensal – entre, combustível, seguros, manutenção, motorista, etc. – que poderá atingir milhares de € mensais. Tomemos pois 1000 € / mês / viatura. Assim, para além dos 60 Milhões atrás referidos, teríamos uma poupança de 3 Milhões/mês,  i.e. 36 Milhões por ano.

Em conjunto, a redução de custos associada a 10% da frota de viaturas do Estado poderia assim representar uma receita próxima de 100 Milhões de Euros em 2011.

E porque não aplicar a mesma receita para 2012? Com outros 3.000 veículos, a poupança acumulada seria de 240 Milhões de Euros...e 2013?… a poupança acumulada seria de 360 Milhões de Euros!
Note-se que a frota automóvel ainda estaria acima dos 20.000 veículos...


Enviem-nos as Vossas sugestões de medidas concretas.


É hora de dizer BASTA!
Norte Sim, Já!












Sem comentários:

Enviar um comentário