O Movimento Norte Sim, defende uma Região Norte coincidente com a actual região plano e um modelo de regionalização administrativa consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Movimento Norte Sim, considera a Regionalização o melhor modelo para o desenvolvimento de Portugal e para ultrapassar o crescente empobrecimento com que esta Região Norte se depara.

O Movimento Norte Sim, luta para que o Norte possa decidir o seu futuro, com mais eficácia e menores custos, através de um poder eleito democraticamente.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Estado de coisas & coisas para reflectir

Porque antes de discutir a Regionalização, ou outra qualquer forma de organização administrativa, é importante perceber "o que é isso" de sermos um país altamente centralizado, é fundamental conhecer e constatar através de factos, qual é a situação actual.
É importante perceber como tem sido conduzido o destino dos portugueses, do Minho ao Algarve, da Beira Interior aos Açores.

As diferentes zonas do País, têm sido tratadas de forma equitativa? O actual modelo tem assegurado a todos nós, cidadãos, uma via que fomente, tal como advoga a Constituição da República Portuguesa no seu art.º 81:

“…Promover a coesão económica e social de todo o território nacional, orientando o desenvolvimento no sentido de um crescimento equilibrado de todos os sectores e regiões e eliminando progressivamente as diferenças económicas e sociais entre a cidade e o campo e entre o litoral e o interior”

?

Sem comentários:

Enviar um comentário